As férias ou recesso escolar estão chegando e você não quer deixar de praticar a fala.

Obviamente nem todos temos a oportunidade de continuar interagindo com os professores ou colegas – como no Conversation Club da Yellow –  e muito menos de encontrar falantes nativos que tenham paciência e disponibilidade de conversar.

Então, como podemos praticar a fala sozinhos? Aqui vão algumas dicas:

  1. Sabemos que para falar inglês não basta saber de vocabulário, pronúncia e gramática, mas a forma como “mexemos os músculos” da face exige prática, então, ouvir e cantar sua música favorita vão ajudá-lo a articular-se melhor no idioma. Não se acanhe e solta a garganta.
  2. Ler em voz alta também vai auxiliá-lo da mesma forma. Que tal passar uma meia hora por dia lendo um livro paradidático de preferência que acompanhe um CD de áudio. Você pode ler e depois comparar com o original;
  3. Existem vários fóruns online sobre os mais diversos tópicos. Por exemplo, se você gosta de carros antigos, pode entrar em algum grupo de discussão com outros colecionadores. Aos poucos, vocês podem combinar de conversar via Skype, por exemplo. Seja sincero e explique que gostaria de “matar dois coelhos com uma cajadada só”, apenas atente para a segurança na rede.
  4. Se você tiver um dinheiro extra disponível, pode pular a etapa do fórum e procurar uma série de aplicativos em que alunos conversam diretamente com professores online.
  5. Para finalizar, parece bobagem, mas falar sozinho é uma boa. Aproveite quando não tiver ninguém olhando, ou quando estiver dirigindo para soltar o verbo.

Conte nos como você pratica a fala em inglês. Tem um amigo estrangeiro? Já foi pro Conversation Club da Yellow?