O VLC media player oferece funcionalidades maravilhosas para estudantes de inglês que querem praticar a compreensão auditiva.

Como já indicamos nesse blog, assistir vídeos e filmes é uma excelente opção para treinar a compreensão auditiva. Quanto mais você escuta nativos falar, mais você se acostuma ao idioma e fica cada vez mais fácil entender, além de se divertir. Em primeiro lugar, o YouTube oferece milhões de vídeos curtos sobre tópicos interessantes para praticar o seu listening.

Porém, às vezes, fica difícil entender, porque as pessoas que fazem esses vídeos não são atores que receberam instruções para falar bem devagarzinho e com pronúncia sofisticada, como acontece nos materiais didáticos de seu curso de inglês.

Descobri uma funcionalidade maravilhosa do VLC media player* que resolve esse problema. Você pode tocar um vídeo de forma mais lenta, sem perda de qualidade do áudio. Veja como eu faço:

1. Escolhe um vídeo no YouTube que você quer assistir e entender. Copie o URL do vídeo.

2. Abra o VLC media player e abra File > Open Network (Ctrl + N)

3. Cole o URL do vídeo de YouTube no campo "URL" e pressione "Open". O vídeo começa a tocar automaticamente

4. Clique na opção "Playback" do VLC. Se abre uma janela onde você pode regular a velocidade do vídeo (Playback Speed).

5. Curta o vídeo e pratique o seu listening!

*) O VLC media player é um reprodutor de multimídia gratuito. Ele toca todos os formatos de áudio, vídeo, todo tipo de DVD e até vídeos do YouTube. Basta baixar e instalar no seu computador.